sábado, 18 de dezembro de 2010

Os gays devem ter direitos específicos?

Esses dias eu estava pensando nas minhas aulas de filosofia durante o ano, e lembrei-me de um assunto muito interessante, as cotas para os negros ingressarem na faculdade, e isso me fez refletir se isso era justo com os outros candidatos. Nesse mesmo tempo eu estava mudando de canais na TV, eu parei no programa MTV Debate, eu não conhecia o programa até esse dia, e o tema era “Os gays devem ter direitos específicos?”, isso me lembra o assunto sobre as cotas, devemos ter leis diferentes se todos somos iguais perante a lei?

No meio do debate eles levantaram a grande questão, “Nós somos iguais?”, nós obviamente diremos que não, pois somos fisicamente diferentes, até os gêmeos univitelinos tem suas diferenças, mas não é só a parte biológica que nos diferencia, mas também nossas idéias e opiniões, conhecimentos e sensações...

Como argumento foi citado os exemplos dos deficientes físicos, índios e negros. Na TV acompanhamos diversos casos de violências contra indivíduos que pertencem a essas minorias, e com os gays não é diferente, alias, é atualmente são os casos de violência contra minorias mais exposto pela mídia. Por esse motivo os gays deveriam ter direitos específicos.

Mas outro argumento foi que as pessoas não nascem gays, e ser gay é um comportamento adquirido ao longo da vida, e não uma condição do indivíduo, para sustentar essa tese foi usado muitos pensamentos freudianos, já que por esse argumento já se nasce negro ou índio, porém para ser realmente um índio, você tem que usar a terra como um índio, e realmente não tem como discutir se a pessoa realmente nasce negra, mas o Michael Jackson virou branco, né? Brincadeira. Mas o que caracteriza ser negro, ter a pele escura? Se for assim qualquer pessoa que pegar um bronzeado na praia pode se considerar negra, mas se for pela genética, a maior parte da população é negra, inclusive eu, pois possuo um antepassado negro, assim tenho direito aos mesmos benefícios que os negros. Por esse argumento os índios não deveriam ter uma legislação especifica, pois ser índio não é uma questão biológica, mas comportamental de como você usa a terra.

Toda essa discussão é por causa do comportamento humano, principalmente relacionado ao preconceito e a ignorância. Os negros só conseguiram uma legislação especifica por causa do preconceito que eles sofriam. Mas os negros também são pessoas, eles também tem preconceitos, alias, acredito que todas as pessoas tenham algum tipo de preconceito. Uma coisa que me chocou durante o MTV Debate, que o reporte pediu que um casal homossexual demonstrasse seu afeto em publico, e algumas pessoas se revoltaram com isso, e agrediam verbalmente o casal, entre essas pessoas estava um grupo de amigos negros, eles estavam zuando e falando mal do casal gay, e menosprezando os gays em geral. Eu fiquei indignado não só pelo fato da violência, mas também pelo fato que as pessoas negras já passaram em algum momento da sua vida por algum preconceito relacionado a sua tonalidade de pele, já que esse jovem negro que faz parte de uma minoria sabe como o preconceito é uma coisa ruim, como ele pode repetir isso a outra pessoa.

Por isso sou favorável a criação de uma legislação especifica para os gay, pois só assim as pessoas preconceituosas são punidas de forma legal por seus atos de violência. Mas só isso não basta, acredito que uma educação cidadã também é essencial para evitar e possivelmente erradicar o preconceito.


Hugo Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário