domingo, 26 de dezembro de 2010

Natal

O natal é uma festa que celebramos todo ano no dia 25 de dezembro, uma festa que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, mas nós nem comemoramos o aniversario dele, nós fazemos uma festa para trocar presentes e comer em família, mas nem isso mais as pessoas fazem, agora durante as festividades de natal, muitas pessoas vão em shows e baladas para curtir esse feriado, antes do natal as pessoas fazem muitas compras, um bando de capitalistas. Mas a maioria das pessoas ainda se reúne, geralmente com a família, esse momento familiar parece algo tão bonitinho e fofo, que serve para unir e fortalecer os laços familiares.

Mas nesse natal eu percebi que o natal não serve para unir, ao menos não para mim, acho que agora é uma ferramenta para desunião, gastar e desperdiçar dinheiro. Para o natal eu fui para a casa da minha avó, mãe do meu pai, e a festa como nas outras vezes que foi na casa dela, teve muitos doces, e meu pai comeu a maioria mesmo sendo diabético, mas como resistir aos doces da minha avó, ela tem mãos de fada para cozinhar, mesmo que isso custe a vida do seu filho que vai morrendo pouco a pouco numa overdose de açúcar.

E meu avô, ele não estava presente na festa de natal, como minha avó se separou dele a vários anos, e ainda não gosta dele, ele não passou o natal com seus netos e filhos, passou o natal sozinho, pois ele mora na casa dos fundos da minha outra avó, mãe da minha mãe, que aluga o quarto para meu avô pai do meu pai, já que meu outro avô, pai da minha mãe morreu antes que eu nascesse. Minha avó materna viajou nesse natal para passar o natal com uns parentes distantes no sul do Brasil.

Depois do almoço do dia 25, após a família de um amigo da família ir embora, cada um foi pro seu canto, minha tia e minha mãe e minha bisavó foram para um quarto assistir TV, minha avó ficou na cozinha, eu e minha prima mais velha e meu irmão ficamos nos computadores, cada um com o seu, minha prima mais nova ficou correndo por ai, ela é uma criança, tem que correr, brincar e ser feliz, meu pai ficou no quintal consertando um computador de outro amigo dele conversava com meu tio. Como eu só estava fazendo downloads eu decidi andar um pouco pela casa da minha avó, fiquei intrigado, pois as senhoras que estavam no quarto estavam fofocando, até minha mãe que é uma pessoa fechada e meio “anti-social” que não gosta de fofocar, até esse dia eu acho, elas estavam falando da vida de outras pessoas que nem eram da família, bom, não da minha e sim da do meu tio, marido da minha tia, e por coincidência ele apareceu para conversa, e enquanto eu ouvia eles falarem eu via as coisas horríveis que as pessoas são capazes de fazer, não só pelas coisas que eles contavam em suas fofocas, mas suas opiniões, preconceitos, o modo de falar, os sentimentos que exalavam das suas palavras e expressões.

Como as pessoas numa data especial que celebramos o nascimento de Jesus, que é paz e amor, as pessoas se unem para falar mal dos outros?

Eu queria passar um momento em família, e realmente viver o verdadeiro significado do natal, e descobrir o que é natal, o que é família...




Hugo Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário